10.11.21

[Resenha #1783] Psicologia e Alquimia - C. G. Jung @Editora_Vozes


Psicologia e Alquimia

Carl Gustav Jung

ISBN-13: 9788532601834

Ano: 2011 / Páginas: 600

Editora: Vozes

Classificação: 5 estrelas

Skoob

Compre: Amazon

Sinopse: Neste estudo Jung fornece uma abordagem psicológica para o entendimento da alquimia medieval, a relação entre os seus processos e o desenvolvimento da personalidade.


Resenha:

Em "Psicologia e Alquimia", Jung reforça a natureza universal de seu conceito de arquétipos e apresenta um grande argumento a favor da espiritualidade na saúde mental de todos os humanos. Este livro deixou um legado que é tão fascinante quanto controverso. Para Jung, um dos propósitos de todo ser humano é se tornar livre e nutrir sua individualidade. Porém, para isso, é necessário decodificar cada símbolo do subconsciente.

O assunto não é fácil de assimilar no início. No entanto, muitas das teorias e abordagens legadas à humanidade por Jung são pequenos desafios que devemos estudar. Eles nos permitem abrir nossas mentes, tentar abordagens mais flexíveis e nos enriquecer um pouco mais.







"Psicologia e Alquimia" é, antes de tudo, uma proposta de transformação, onde o fator mais decisivo é a sua intencionalidade e criatividade. Isso porque permitirá que você abra suas próprias rotas alquímicas. Você pode achar que a alquimia é uma prática protocientífica, algo entre os reinos místico, espiritual e filosófico enraizado em Hermes Trismegistus. Talvez você também esteja pensando no propósito da alquimia no passado: encontrar a juventude eterna ou o poder de transformar qualquer material em ouro. Em contraste, ao se referir ao conceito de filosofia e alquimia de Jung, pode-se dizer que sua tese nada tem em comum com esse antigo ramo da ciência. Nesta abordagem moderna da alquimia, há uma sensação de avanço, de evolução pessoal. Assim, se você se aprofundar um pouco mais nesse livro, você descobrirá o interesse do autor em reviver o conceito de alquimia.

Para Jung, o autoconhecimento começa com a capacidade de compreender não apenas a psique, mas também todas as formas pelas quais o inconsciente se manifesta. Por exemplo, analisar seus sonhos pode te ajudar a se entender melhor.

O mundo entrou na “Era da Razão”, onde tudo deve ser respaldado pela ciência, graças a ele. Em suas anotações e em diários, você pode ver que ele estudou alquimia. Além disso, como vários artigos revelaram, era sua verdadeira paixão.

Jung disse que a alquimia também era uma forma de arte e, como tal, ainda é uma ciência que eleva o conhecimento. 

A alquimia é uma jornada pessoal de transformação e um impulso instintivo de crescimento. Jung diz que pessoas com uma mente inflexível e uma consciência que se concentra apenas em objetivos, coisas materiais e observáveis terão uma vida limitada. 

Além disso, a psicologia e a alquimia surgem de muitos de seus elementos psíquicos não resolvidos. Você deve mergulhar profundamente naquela escuridão alquímica onde suas sombras se encontram para trazê-las de volta à luz. Cada transformação requer esforço, mente aberta e criatividade.

Existem dois tipos de alquimia. A pessoa se esforça para conhecer o cosmos como um todo e recriá-lo. É o precursor da ciência natural moderna. A outra alquimia se concentra na possibilidade de uma transformação que o levará a ser o seu eu verdadeiro.


O livro busca atingir a essência mais profunda do ser humano, mesmo aquela parte de nossa alma que pode ser resgatada por meio de um processo alquímico. Esta viagem, semelhante ao Inferno de Dante, começa nas partes mais profundas e escuras de sua alma. Então, você vem para a luz aos poucos.

Para concluir, Psicologia e Alquimia é um convite direto para ir além da ciência tradicional. Jung nos incitar a cruzar o limiar do conhecimento mais comum para alcançar o extraordinário.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS