13.4.22

[Resenha #1833] O Caminho do Artista - Julia Cameron @sextante

O Caminho do Artista

Julia Cameron

ISBN-13: 9788543105543

Ano: 2017 / Páginas: 272

Editora: Sextante

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte. Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora. Conheça alguns conceitos apresentados aqui:

• Páginas matinais: Você deve escrever três páginas por dia, com pensamentos em livre associação. Isso vai reforçar sua prática e diminuir a força da sua crítica interna.

• Encontro com o artista: Tire um tempo para si mesmo, aproveitando esses momentos para fazer algo que aguce sua imaginação.

• O artista-sombra: Muitas pessoas escondem seu talento e vivem à sombra de outros artistas ou escolhem trabalhos próximos à carreira artística desejada, como jornalistas que sonham ser escritores.

• Criatividade x Espiritualidade: Em última análise, o caminho do artista é um caminho espiritual, pois nos leva a entrar em contato com nosso eu mais profundo e a nos tornar pessoas (e não apenas artistas) melhores.

Esta é uma obra fundamental para escritores, poetas, pintores, músicos e qualquer pessoa que deseje trazer um pouco mais de inspiração à sua vida.


Resenha:

A essência do livro é sobre redescobrir ou descobrir seu eu criativo. A autora defende que todos somos criativos, seja qual for o tipo de arte, e que temos o dever com o mundo de oferecer essa criatividade aos outros. Este livro é um acompanhamento para quem sente que precisa de libertar um bloqueio criativo ou melhorar a sua criatividade que por vezes escondemos. 

O livro é muito prático, pé no chão. Embora fale de muita espiritualidade e fé, ele oferece casos práticos de experiências criativas bloqueadas e como elas conseguem divulgar suas criações por meio de uma série de orientações e recomendações. Transformar as ideias da sua cabeça em ação, com pequenos passos.




O livro é dividido em 12 semanas de trabalho pessoal com orientações e auxílios para investigar diferentes áreas envolvidas na criatividade. Por exemplo, autoconfiança, identidade, poder de alcançar o que você se propôs a fazer, possibilidade, vista como as coisas se tornando possíveis, conexão, força e outros. Como você verá, todos esses aspectos parecem muito importantes para sua autoestima.

Propõe-lhe algumas tarefas fixas todas as semanas, como as páginas matinais e o encontro com o artista. E uma série de questionários mais específicos para o tema que toca aquela semana, na forma de perguntas sobre você e suas respostas, visando tornar sua experiência pessoal algo único e fora do comum.

É um livro muito espiritual, porque se refere muito à sua alma como artista, como pessoa criativa, e também diz que toda a criação vem de Deus, seu Deus, seja quem for, e que como tal, todos nós temos a possibilidade de ser criativo.

Faz você parar e refletir diariamente sobre sua vida escrevendo sobre tudo. E é aí que mais me prende, porque escrever é o que proponho como o primeiro passo para resolver qualquer problema mental, ou qualquer sentido de vida.


A outra ferramenta básica que ela recomenda é o encontro com o artista , que é nos encher toda semana de arte, com ideias de suas referências, para alimentar sua imaginação criativa. Pode ser ir a museus, exposições, ver arte das mil maneiras que existem. Mas também pode ser passear sozinho na praia, no campo, entrar em uma daquelas lojas que você se apaixona e apreciar cada detalhe, ir a um cinema, etc. Julia Cameron também propõe encontros com o artista interior, que é basicamente cuidar daquela parte de nós que foi ferida na infância e que é diretamente responsável por muitos dos problemas que temos como adultos. É o que se chama de criança interior, que também é capaz de criar e por isso devemos ter um cuidado especial com ela. 

Em qualquer campo que você queira expressar sua criatividade, "O Caminho do Artista" será um excelente guia, recomendo a todos essa leitura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS