12.4.22

[Resenha #1832] Essencialismo - Greg McKeown @sextante


Essencialismo

Greg McKeown

ISBN-13: 9788543102146

Ano: 2015 / Páginas: 272

Editora: Sextante

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: O essencialista não faz mais coisas em menos tempo, ele faz apenas as coisas certas. Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo. O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa. Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas chefes, colegas, clientes e até a família decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo. Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões, e só entra em ação se puder fazer a diferença.



Resenha:

Este livro te orienta na direção de fazer apenas o que é mais essencial.  O autor sugere que a maioria de nós não é essencialista, e que deixamos de fora o vital. Lidar com um pouco de tudo leva à fadiga de decisão. E que quanto mais escolhas somos forçados a fazer, mais a qualidade de nossas decisões se deteriora. Somos vítimas do excesso de escolhas. Não somos apenas atormentados pela sobrecarga de informações, mas também estamos enterrados sob a sobrecarga de opiniões. 

O autor faz uma analogia com um guarda-roupas desordenados onde se acumulam roupas que raramente são usadas. Logo, trazer ordem a essa pilha se torna algo necessário. Talvez impregnados de boas intenções, permitimos que atividades e compromissos atrapalhassem nossas vidas. O autor oferece uma abordagem para arrumar o guarda-roupa, principalmente descartando com base em critérios rígidos semelhantes com o que a Marie Kondo ensina. Um critério semelhante pode ser aplicado a todas as atividades que assumimos.

O livro argumenta que para se tornar um essencialista requer uma maior consciência de nossa capacidade de escolher. Devemos dominar a arte de dizer "não" a nós mesmos e, claro, aos outros. E aprenda a escolher o que é realmente importante. Você tem que se perguntar se a resposta não for um sim definitivo, então deveria ser um não.

À medida que essas ideias se tornam emocionalmente verdadeiras, elas assumem o poder de mudar você. Depois de se tornar um essencialista, você descobrirá que não é como todo mundo. Enquanto a vida dos outros é estressante e caótica, a sua será cheia de impacto e realização.

De muitas maneiras, viver como um essencialista em nossa sociedade é um ato de revolução silenciosa. Nem sempre é fácil e a transição não acontece da noite para o dia. Com o tempo, fica cada vez mais fácil.

Concentrar-se no essencial é a sua escolha. Tornar-se um essencialista é um processo longo, mas os benefícios são infinitos.

A busca disciplinada de menos pode mudar sua vida para melhor, dando-lhe mais clareza, controle e alegria na jornada. A vida do essencialista é uma vida de significado e uma vida que realmente importa. Sempre que você se deparar com uma decisão ou desafio em sua vida, pergunte a si mesmo: “O que é essencial?” e eliminar todo o resto.

O livro oferece uma série de ideias práticas para promover a busca disciplinada por menos. Recomendo a leitura para quem quiser sair da montanha-russa enlouquecedora ou pelo menos diminuir a velocidade para apreciar a vista. Recomendo.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS