14.4.22

[Resenha #1834] Marketing 5.0 - Philip Kotler @sextante

Marketing 5.0

Philip Kotler

ISBN-13: 9786555642407

Ano: 2021 / Páginas: 256

Editora: Sextante

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

sinopse: Com sua habilidade de tornar os grandes temas do marketing claros para o grande público, Philip Kotler mostra neste livro como as novas tecnologias podem criar valor, atender às necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo. Atento às transformações sociais e tecnológicas da última década, ele explica como integrar a evolução digital às drásticas mudanças de comportamento dos consumidores, tratando de temas como o futuro da experiência do cliente, inteligência artificial para automação de marketing e ativismo corporativo. Enfocando as consequências do desequilíbrio na distribuição da riqueza, do abismo entre as gerações e do fosso digital entre diferentes grupos, este livro nos ajuda a entender as imensas oportunidades, bem como os riscos, para as organizações e o mundo.

Em um estilo conciso e direto, Kotler oferece recomendações práticas, exemplos de empresas de diversos segmentos e percepções excepcionais sobre os desafios tecnológicos e, sobretudo, humanos que as empresas devem encarar.


Resenha:

Marketing 5.0 fala sobre três desafios que estamos enfrentando atualmente: uma lacuna entre gerações, a polarização da prosperidade e a divisão digital. Atualmente, temos cinco gerações diferentes, de Baby Boomers à Geração Alpha, oferecendo aos profissionais de marketing diferentes desafios para segmentar e atender clientes com diferentes expectativas, valores e conhecimento de tecnologia.




A digitalização está impulsionando mudanças nos estilos e estratégias de marketing. O Marketing 5.0 oferece colaboração entre a próxima tecnologia e a experiência do cliente, com uma abordagem humana. A tecnologia Next é aplicada para ajudar os profissionais de marketing a criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.

A próxima tecnologia oferece novas experiências e perspectivas para os clientes obterem uma compreensão completa da marca e do produto até que finalmente decidam escolhê-lo. De estar interessado a ser curioso e querer saber mais. 

Marketing 5.0, por definição, é a aplicação de tecnologias que imitam humanos para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor em toda a jornada do cliente. Um dos temas críticos do Marketing 5.0 é o que chamamos de próxima tecnologia, que é um grupo de tecnologias que visam emular as capacidades dos profissionais de marketing humanos. Inclui IA, PNL, sensores, robótica, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR), IoT e blockchain. Uma combinação dessas tecnologias é o facilitador do Marketing 5.0. A Bionics, tecnologias que imitam o ser humano, permitem que os clientes tenham experiências com os produtos e se sintam como a realidade. A tecnologia traz experiências digitais contextuais para o mundo físico.





A velocidade e precisão da tecnologia facilita a vida e aproxima o distante (por outro lado também o torna distante!). As condições de pandemia que criaram um novo normal fizeram mudanças drásticas na vida. O ser humano sempre encontra o caminho para sobreviver. A necessidade de vários aplicativos e serviços virtuais está aumentando. O uso da tecnologia digital em diversas atividades, como webinars, shows virtuais, tratamento médico virtual, reuniões, cultos, esportes, viagens e outras, torna os profissionais de marketing mais criativos na criação de conteúdo e produtos de marketing. O pagamento com várias opções de carteiras digitais, promoções e dinheiro de volta, e a facilidade de fazer compras em diversas plataformas de marketplaces digitais tornam os clientes, principalmente as Gerações Z e Y, ainda mais generosos.

O Marketing 5.0 se concentra em três aplicações relacionadas: marketing preditivo, marketing contextual e marketing aumentado. O marketing orientado a dados e o marketing aumentado como disciplinas são a base para executar esses três aplicativos. Em essência, a tecnologia permitirá que o marketing seja baseado em dados, preditivo, contextual, aumentado e ágil.

A próxima tecnologia substituirá o humano no futuro? Claro, que não! Tão grande e sofisticado quanto qualquer tecnologia, ainda é feito pelo homem. Enquanto isso, os humanos são sua criação perfeita. A IA pode processar dados e analisar o comportamento, mas são os humanos que executam atitudes e valores. A emoção faz um humano Humano. 

Leitura mais do que atual. Necessária não apenas ao profissionais de Marketing, mas também para outras área de vendas, atendimento etc... e à todos os interessados no tema. Recomendo.


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