11.5.22

[Resenha #1843] O profeta - Khalil Gibran @ajnaeditora

O profeta 

Khalil Gibran

Editora: Ajna Editora

Capa dura: ‎144 páginas

ISBN-13: 978-6589732020

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: Nova edição da obra-prima de Khalil Gibran, O profeta, com tradução de Elisa Nazarian, em capa dura, com ilustrações de Wagner Willian, prefácio de Lúcia Helena Galvão e projeto gráfico de Tereza Bettinardi. Publicado em 1923, O profeta é a mais célebre ficção mística da literatura moderna. Foi escrita pelo poeta libanês Khalil Gibran, que emigrou na infância para os Estados Unidos. Filosófica e atemporal, a obra revela a própria condição do autor como imigrante. Pouco antes de partir da cidade de Orphalese, onde esteve exilado por doze anos, o sábio Almustafa compartilha a sua sabedoria ao longo de 28 ensaios. Ele nos fala sobre aspectos essenciais da vida, como a amizade, o amor, a liberdade, o autoconhecimento, entre outros.


Resenha: 

"O Profeta" é a obra-prima de Kahlil Gibran que permanece atual e profundamente inspiradora. Foi publicado pela primeira vez em 1923 e trouxe nada além de recordes mundiais. Para começar, é um dos livros traduzidos para mais idiomas: tem um total de 105 traduções. Originalmente escrito em inglês e publicado nos Estados Unidos, desde então as edições nunca se esgotaram.

Khalil Gibran (1883-1931) nasceu no Líbano e viveu parte de sua vida nos Estados Unidos, embora tenha tido muitas idas e vindas entre os dois países. Filósofo e religioso, desde cedo demonstrou devoção às artes, em especial à literatura e pintura, e sendo fortemente influenciado pelo surrealismo, romantismo e, mais especificamente, por Walt Whitman e William Blake.






Falando da trama da história, temos Almustafa, profeta e sábio que vai da cidade de Orphalese, onde viveu exilado por 12 anos. A caminho do navio que o levará à sua ilha natal, encontra vários cidadãos, que querem saber sobre múltiplos e variados temas sobre a vida - amor, morte, dor, bem, mal, dinheiro, etc. -. E ele, com dor de deixar a cidade, os ilumina e os aconselha com o melhor de sua filosofia . 

O livro é composto por 28 ensaios escritos em prosa poética. Khalil Gibran sempre foi considerado um poeta, embora sua obra mais famosa seja escrita em prosa. São capítulos muito curtos, com uma linguagem linda e uma filosofia maravilhosa. Toca em temas muito humanos, terrivelmente próximos, que nunca parecem ultrapassados. É incrível como praticamente quase 100 anos após sua publicação a mensagem permanece  atual, o que sem dúvida demonstra a visão especial e futurista de seu autor. Seus conselhos podem ser aplicados hoje sem nenhum problema, e os leitores verão parte de suas palavras refletidas em sua própria experiência. Além disso, são conselhos brilhantes, o livro tem uma forma particular de falar com as pessoas em diferentes fases de suas vidas. Tem aquela qualidade mágica que faz que quanto mais você lê, mais você entende. De fato, parte de seu sucesso está na universalidade de sua mensagem: pode atingir tanto um adolescente quanto um idoso.

"O amor não oferece nada além de si mesmo e nada exige além de si mesmo."

"Sua dor é a quebra da concha que aprisiona seu conhecimento."

"Nenhum homem pode lhes revelar algo que já não esteja semiacordado no amanhecer de seu conhecimento."

"Porque a visão de um homem não empresta suas asas a outro. E assim como cada um de vocês é único no conhecimento de Deus, cada um de vocês deve ter seu conhecimento particular de Deus e sua compreensão da terra."


O livro, publicado pela Ajna Editora, está absolutamente lindo, em capa dura. A contra capa com uma estampa linda. Também tem belas ilustrações dentro do livro. O prefácio foi escrito pela Lúcia Helena Galvão. Está simplesmente perfeito.

O Profeta é um clássico imperdível, um verdadeiro tesouro espiritual, uma leitura profunda, com uma simplicidade encantadora, Gibran leva-nos numa viagem interior rumo ao autoconhecimento e a uma vida com sentido.


Sobre o Autor

Khalil Gibran (1883-1931), poeta, filósofo e artista libanês, emigrou com a família na infância para os Estados Unidos. Ao longo de sua vida, dedicou-se simultaneamente às artes plásticas e literárias. Sua pintura, de linhas simbolistas, é fortemente inspirada no trabalho do pintor e escritor inglês William Blake. Em 1904, realizou sua primeira exposição artística, em Boston, e em 1908 foi para Paris, onde passou uma temporada estudando com Auguste Rodin, que comparou seus desenhos e suas pinturas místicas à obra de William Blake. Em 1912, Gibran se estabeleceu em Nova York, tornando-se líder de um clube de literatura libanesa. Em 1923, publica sua obra mundialmente conhecida O profeta.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS