17.5.22

[Resenha #1844] Instruções para Dançar - Nicola Yoon @editoraarqueiro

Instruções para Dançar

Nicola Yoon

ISBN-13: 9786555652789

Ano: 2022 / Páginas: 256

Editora: Arqueiro

Skoob

Classificação: 4 estrelas

Compre: Amazon

sinopse: Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido. Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X. O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer. Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?


Resenha:

Para entender Evie Thomas, nossa protagonista, você precisa conhecer alguns fatos importantes: Evie é uma estudante negra do ensino médio e uma ex-fã de livros de romances. Evie também é filha de pais recentemente divorciados. Um ano atrás, os pais de Evie se separaram e Evie descobriu que seu pai estava tendo um caso. Agora ela vive com sua mãe e irmã mais nova, reprimindo sua raiva de seu pai e se recusando a vê-lo, e ela jurou não acreditar mais em histórias de amor. Ela viu isso na vida real – duas pessoas que supostamente estavam apaixonadas acabam com nada além de dor, traição e um relacionamento destruído. Por que ela deveria acreditar em felizes para sempre?

Evie resolve doar para a biblioteca local toda a sua amada coleção de livros de romance, lá  ela conhece uma mulher misteriosa que lhe dá um livro "Instruções de dança" e a capacidade de ter visões sobre o curso dos relacionamentos dos casais que ela vê e conhece. Evie fica desanimada quando recebe a confirmação de que muitos relacionamentos terminam.

O livro que ela ganhou acabou a direcionando para um pequeno estúdio de dança de salão. Lá ela conhece Fifi, uma instrutora de dança e ela apresenta Evie a Xavier, ou X, que é um adolescente negro carismático e atraente. Fifi os inscreve em uma competição de dança amadora. 

É impressionante o quando as aulas de dança teve um efeito curativo para Evie. Ela aprendeu a confiar em seus instintos e a aprofundar sua conexão e confiança com X. Através da dança e de seu relacionamento com X, o desenvolvimento da confiança de Evie em seus sentimentos e instintos cresceu muito desde o início de sua história. Ela percebeu  que o amor às vezes vale a pena e os relacionamentos são valiosos, mesmo que terminem, seja de forma amigável ou não. 

Algo que gostei muito foi que X era músico de uma banda de rock. Nicola Yoon abordou o racismo no rock de forma breve, mas bem sucinta: “é estranho você ver três caras negros aqui tocando rock and roll. Mas não se esqueça, os negros inventaram o rock and roll”.

Outro relacionamento importante é o relacionamento de Evie com sua irmã mais velha, Danica. Ela explica que elas não têm um vínculo de irmã inseparável, mas também não têm um relacionamento tenso. Alguns pontos residuais de tensão no relacionamento de seus pais causaram discórdia entre elas, e podemos ver como a ansiedade dos segredos guardados dentro de uma família pode ser transmitida. Eu também adorei a dinâmica de amizade dentro do grupo principal de amigos de Evie: Martin, Cassidy e Sophie. 

Eu acho que esse livro daria um ótimo filme, já até consigo imaginá-lo na Netflix, quem sabe um dia. Achei esse livro da Nicola Yoon mais maduro, o que proporciona mais profundidade emocional. Se você gostou de seus outros livros, este com certeza será um sucesso.

Instruções para dançar é um romance comovente, bem escrito, com alguns belos momentos. Com personagens cativantes, uma pitada de magia (que fica inexplicável, mas de alguma forma não distrai da sensação contemporânea da trama), grandes momentos de dança e até mesmo um pouco de humor, este é um livro cativante.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS