18.5.22

[Resenha #1845] A jornada da heroína - A busca da mulher para se reconectar com o feminino - Maureen Murdock @sextante

A jornada da heroína

Maureen Murdock

ISBN-13: 9786555643329

Ano: 2022 / Páginas: 224

Editora: Sextante

Classificação: 5 estrelas

Skoob

Compre: Amazon

Sinopse: Tomando como base mitos, contos de fadas, símbolos ancestrais, antigas deusas e sonhos de suas pacientes, Maureen Murdock nos conduz a uma reconexão com natureza feminina e à cura das feridas deixadas pela necessidade de adequação aos valores masculinos. Maureen Murdock descreve neste livro a busca mítica da mulher contemporânea por preservar os valores femininos e se realizar pessoal e profissionalmente numa sociedade construída por e para os homens. Baseada na psicologia Junguiana e dialogando com a jornada do herói de Joseph Campbell, Maureen oferece um percurso cultural e espiritual mais necessário do que nunca num mundo cada vez mais ávido pelo feminino e suas especificidades.

Publicado em diversos países, este livro se tornou um clássico e uma referência para roteiristas e romancistas de todo mundo como um modelo da jornada feminina.


Resenha: 

A psicóloga e escritora americana Maureen Murdock, em seu livro “A jornada da heroína”, mostra uma nova perspectiva sobre a jornada do herói , levantada por Joseph Campbell e tantas vezes descrita na literatura e no cinema. E revela o emocionante processo da psique feminina para alcançar a plenitude como mulher. 

Nestes tempos de mudança e incerteza, muitas mulheres sentem, cada vez mais, a necessidade de realizar uma busca pessoal, de curar feridas e de abraçar a nossa natureza feminina. Murdock está inspirando muitas mulheres ao redor do mundo. A psicóloga trabalhou com grupos de mulheres entre 30 e 50 anos que alcançaram sucesso profissional, mas estavam insatisfeitas com a vida pessoal. Segundo a escritora, a jornada começa no momento em que as mulheres, rejeitando sua natureza feminina, tendem a se identificar progressivamente com os valores masculinos de nossa cultura, que são o que a sociedade atual espera das mulheres. Assim, produz-se um doloroso distanciamento de si mesma que a levará a um período de perda e escuridão. O fato de tomar consciência desse processo permite à mulher se reconectar com o feminino e alcançar sua realização pessoal.

Vamos analisar agora as principais diferenças entre a jornada do herói com a jornada da heroína. Na jornada do herói descrita por Joseph Campbell, encontramos 12 passos que vão da vida no mundo comum, passando pela escuta do chamado, iniciando a jornada, superando múltiplas provas e voltando para casa com o elixir do conhecimento. A jornada do herói pode ser entendida, por um lado, como a história de como passamos de crianças ou adolescentes a adultos. Também pode ser entendido como a jornada necessária para enfrentar nossos demônios, encontrar nosso chamado e, em última análise, como um caminho de crescimento interior.

Que diferenças encontraríamos na jornada da heroína? Maureen Murdock propõe que, como resultado do patriarcado e do capitalismo, sistemas que promovem valores “masculinos”, as mulheres gradualmente negam nosso lado feminino (dos ciclos, da pausa, da constante transformação, da intuição) e nos identificamos demais com os valores masculinos. (de ação, força, sucesso material e razão) . É por isso que em algum momento da vida, as mulheres que alcançaram o sucesso no mundo externo se sentem vazias e, portanto, devem iniciar a recuperação do feminino.

Acho super interessantes as ideias propostas pela autora, mas que não são um caminho a ser percorrido exclusivamente para mulheres, mas sim que qualquer pessoa que tenha se sentido identificada com valores masculinos (a essa altura praticamente todos!) , pode iniciar essa busca pelo feminino.

Por isso gostei muito do livro, mas é preciso lê-lo com uma perspectiva ampla que dilui um pouco as categorias binárias homem/mulher. Quanto às categorias feminina e masculina, acho que elas nos permitem entender esse mundo polarizado e como o apelo é para a integração de ambos os aspectos, acho que funcionam e servem para ter um quadro de referência. Todos deveriam ler esse livro. Recomendo.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS