7.2.16

[Resenha #793] Quem é você, Alasca? - John Green @EditoraWMF @johngreen


Quem é Você, Alasca?
O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
John Green
ISBN-13: 9788578278717
ISBN-10: 8578278712
Ano: 2014
Páginas: 240
Editora: WMF Martins Fontes
skoob
Classificação: 5 estrelas


Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.




Quem é você, Alasca? Do grande escritor John Green nos traz a história de Miles Halter, um garoto de 16 anos que vai estudar em um colégio interno em Alabama. Seu colega de quarto Chip, também conhecido como o coronel é amigo da linda e misteriosa Alasca Young e o apresenta a Miles e logo ele está caído de amores por essa enigmática mulher.


[...] Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão [...].



Alasca é uma personagem muito bem construída, super divertida, bonita, sexy e destemida que adora fumar e beber. Ela é “vida louca” e adorei ler o desenvolvimento do caráter de Alasca no decorrer da história. Ela realmente consegue roubar todas as cenas com sua personalidade marcante.





Já o coitado do Miles é o oposto da brilhante Alasca. Ele é um menino tímido e inseguro. Adorava ler biografias e tinha uma mania interessante, ele gostava de colecionar as últimas palavras que as pessoas diziam antes de morrer... Macabro né? Um escritor em particular François Rabelais foi o principal incentivador da mudança de vida de Miles, através da frase “Saio em busca de um grande talvez” escrita por Rabelais, foi a mola mestre para que Miles realizasse essa drástica mudança indo estudar em um colégio interno, afinal ele já estava cansado da vida que levava sem amigos e totalmente desmotivante.
 

[...] François Rabelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram: ‘Saio em busca de um Grande Talvez’ é por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez [...].


Vocês já devem imaginar a situação que Miles se encontrava, um menino sem personalidade no meio de tantas mudanças não pode dar em outra coisa, ele vai cair de cabeça no meio de toda essa metamorfose e o livro vai girar em torno de descobertas, amizades, amor, perdas, culpa, negação e vida após a morte.


[...] Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente [...].


Que John Green é absolutamente brilhante ninguém duvida, apenas não posso acreditar que demorei tanto para ler esse romance. John Green criou um livro cheio de mistério. Ele começa com Antes, mas ainda não tinha ideia do que Antes ele está falando. Eu tinha muitas teorias sobre minha cabeça sobre o que esse Antes poderia ser... E o Antes aconteceu e foi o que eu achava que realmente seria me arrancando o fôlego e batidas frenéticas do coração. Não sei se Miles conseguiu tudo que queria quando veio para Alabama, mas garanto que ele encontrou amigos que realmente se preocuparam com ele.
 

É um livro que te leva numa montanha russa de emoções, vale muito a pena ler. Adorei a capa, a diagramação e as folhas amareladas. Leiam, garanto que vai mexer com os sentimentos de vocês!

47 comentários

  1. Vejo tanto as pessoas falarem desse John Green e seus livros, mas até hoje ainda não me senti cativada o bastante para ler algo dele :/
    Mas essa capa é bem legal! Eu ainda não tinha visto essa edição.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  2. Tisa foi minha primeira experiência com John Green e confesso: gostei. Quem sabe uma dia você não se interesse? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Esse foi o segundo livro que eu li do John, o primeiro foi o Will e Will, e confesso que gostei de ambos, embora a leitura do primeiro tenha sido mais leve. Mas eu adorei a historia do Quem é você, Alasca? e todo o questionamento que ela traz, e fico feliz que você também tenha gostado.

    ResponderExcluir
  4. meu livro favorito da vida <3


    descompreendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi nadya, confesso que não me sinto muito atraída por este livro. Já li várias resenhas dele, mas meu interesse continua o mesmo. De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um carinho enorme por este livro porque foi atraves dele que conheci o John Green. Adoro o Miles, mesmo sendo meio sem personalidade e a Alasca, uaaaauuuuuu, personagem nota millllll. essa capa eu ainda não conhecia e gostei bastante. Adorei suas fotos do livro!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sério que é tão bom assim?
    Menina eu estava montando minha coleção do John, esse livro seria o próximo da lista, mas começaram a pipocar resenhas negativas e eu simplesmente desanimei de lê-lo, mas agora sua resenha reacendeu minha vontade, afinal um livro que trás tantos elementos instigantes, como os que você citou não pode ser menos que bom, né?

    Bjos e
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sinceramente o bom mesmo é tirar nossas próprias conclusões. Aconselho que leia. Beijos!

      Excluir
  8. Eu tenho o livro mas com outra capa. Essa é bem mais bonita. Mas ao contrário de você nao gostei tanto assim da história. Acho que faltou algo. Sei lá.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Confesso que essa coisa da Alasca adorar fumar e beber é algo que provavelmente vai me incomodar, normalmente me irrito com personagens com esse comportamento, como me irrito com todos os fumantes e com quem bebe demais na vida real... hehe... mas essa questão do livro oferecer uma montanha russa de emoções é algo que me agrada, e curti o que já li do John Green, além de já ter esse livro aqui... então vou acabar lendo, espero que mexa com os meus sentimentos como mexeu com os seus.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Nádya, eu li um livro inteiro dele e metade de outro.
    Mas sinceramente não consigo me envolver com a narrativa dele e olha que eu tentei bastante.
    Tenho esse livro na minha estante e ainda vou dar uma chance a ele mais pra frente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece amiga... As vezes não rola amor mesmo!!! Rsrsrs

      Excluir
  11. Olá!
    Minha primeira experiência com John Green foi através da febre ''A Culpa é das Estrelas'', em 2013 ou 2014 (agora não me recordo bem). Na época eu achei um livro extremamente maravilhoso. Hoje acredito que é um bom livro sim, mas acho que não aquilo tudo. Esse foi o primeiro e único livro que li do Green. Depois de ACEDE não cheguei a me interessar por outros livros dele. Quem É Você, Alasca? eu já conhecia mas não tenho curiosidade em lê-lo.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Esse é meu segundo livro favorito do John Green, porém amo todos, tipo MUITO.
    Quem é você, Alasca? foi, sem dúvida, o mais intenso dele. Além de trazer personagens super marcantes como minha querida Alasca e o Coronel. Maravilhosos! Sofri bastante com o acontecimento da metade do livro, porém entendi o lado do autor. Acompanhar a evolução de Miles foi inspirador.
    Gostei do post!! ;D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos livros mais elogiados do John, talvez depois de A culpa é das estrelas. Eu ainda não li, mas depois de ler três livros do autor posso dizer que leria qualquer coisa dele agora. hahaha Eu curti a história, tenho o livro na estante, só falta tempo para ler mesmo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu não conhecia essa capa do livro e gostei bastante. Vou te falar que não sou muito fã dos livros do John Green, mesmo já tendo lido 3 deles. Esse eu realmente não li, mas achei interessante esse mistério que você cita e gosto desse carrossel de emoções. Espero que realmente seja assim, pois fiquei curiosa para ler. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é o meu favorito do John Green, pois adoro o desenvolvimento da Alasca e do Miles, seja nos objetivos de vida ou como pessoas, e uma certa que meio que fecha o livro (relacionado ao Antes) eu ri e chorei ao mesmo tempo de tanto que curti!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Gosto muito dos livros do John Green, gosto do modo como ele escreve, mas confesso que tive dificuldades em terminar de ler esse livro. A história é boa, muito boa, mas simplesmente não consegui me identificar com os personagens, o que é uma pena pois a mensagem do livro é muito legal. De qualquer forma, vale a leitura =)

    Ah, adorei essa capa também, ainda não conhecia. Beijos!

    http://peanutseating.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece amiga. Pelo menos você foi até o fim! Um grande abraço!

      Excluir
  17. Oi, tudo bom?
    Gosto muito dos livros do John Green, gosto do modo como ele escreve, mas confesso que tive dificuldades em terminar de ler esse livro. A história é boa, muito boa, mas simplesmente não consegui me identificar com os personagens, o que é uma pena pois a mensagem do livro é muito legal. De qualquer forma, vale a leitura =)

    Ah, adorei essa capa também, ainda não conhecia. Beijos!

    http://peanutseating.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Já li todos os livros lançados aqui no Brasil do John Green <3 sou apaixonada pela escrita e pelos personagens desse autor, tenho todos na estante *----*
    Gostei bastante de Quem é você, Alasca?, mas diferente das pessoas por aí a fora, para mim o livro não é tudo isso como dizem, realmente foi chocante o que aconteceu com aquele personagem, mas o que eu mais gostei nessa leitura foi o processo de descobertas do Milles, já que quando li, eu ainda era adolescente e estava nessa mesma fase.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Nádya,
    Esse é o único livro do autor que não li ainda e não sei porque rs.
    Gostei muito da sua opinião e de saber que a Alasca é uma personagem bem construída. Acho que ela e o Miles estão em mundos diferentes e agem de formas diferentes, mas isso não impede que o mundo deles se encontrem.
    Adorei as fotos que você tirou também e essa edição é linda *O*
    Espero ler e gostar.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Depois que li a Culpa é das Estrelas, me apaixonei pelo escritor e decidi que queria tudo dele, e compre. O problema, é que estão empoeirando na estante depois disso. Nunca mais li nada, apareceram milhões de outros livros, e esses ficaram de lado. A edição que tenho é a da capa preta, eu sabia da existência dessa, mas na época quis a original, e na real, essa é mais legal que a que tenho :/. Odeio com todas as minhas forças cigarro, acho que o fato dela fumar me irritará um pouco, como o Gus também me irritava por ficar com aquele cigarro na boca o tempo todo, mesmo eu entendendo o motivo. Tentarei encaixar essas leituras nesse ano, vamos ver se consigo.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  21. Eu A-D-O-R-E-I esse livro! E essa capa está linda! Bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu tava lendo quando me contaram o final e fiquei tão triste que larguei o livro rs
    Gostei da resenha e que bom que foi uma leitura boa pra você:D

    ResponderExcluir
  23. Adoro a capacidade do John Green de criar enredos jovens e personagens complexos e cativantes.
    Nunca li Quem é você, Alasca?, mas, confesso que sempre tive vontade.
    E depois de ler sua resenha, essa vontade só aumentou.
    Beijossss!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Já li 3 livros dele, esse está entre esses 3,até acho o autor legal,mas não isso tudo que o povo fala, dos livros que li esse é o melhor.

    Bjss

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS