As Aventuras do Capitão Cueca – Volume 1
Dav Pilkey
Páginas: 144
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letrinhas
Idioma: Português
ISBN-10: 8575030108
ISBN-13: 978-8575030103
Classificação: 3 estrelas
Skoob
Compre: Amazon
Sinopse:
Conheça Jorge e Haroldo, uma dupla de garotos legais. Além de pregar peças nos outros, o que eles mais gostam de fazer é criar suas próprias histórias em quadrinhos. E juntos inventaram o maior super-herói da história de todas as escolas – o incrível Capitão Cueca! Só que o diretor não gosta nadinha dessas brincadeiras e desses gibis. E cuidadosamente preparou um plano para acabar de vez com a farra dos meninos. Este livro conta direitinho o que aconteceu com esse plano e como o Capitão Cueca teve que sair pela janela para salvar o dia dos seus dois amigos e, de quebra, salvar o mundo e todos nós!
Resenha:
Vamos conhecer dois meninos chamados Jorge e Haroldo. Eles são amigos inseparáveis e estudam no quarto ano na Escola Jerome Horwitz. Eles adoram aprontar e fazem mil traquinagens. Passam horas na casa da árvore do quintal de Jorge desenhando e criando historinhas em quadrinhos. A mais recente criação foi o personagem Capitão Cueca, o defensor dos fracos e oprimidos. O incrível Capitão Cueca usava uma capa vermelha, uma ridícula cueca branca e tinha o poder do cuecão. Sempre quando a secretária da escola dava bobeira eles faziam cópias das historinhas e vendiam entre os amigos.
Porém um dia, Jorge e Haroldo vão longe demais em suas diabruras. Eles conseguem arruinar um jogo de futebol com as mais diversas pegadinhas. Sr. Krupp é o diretor da escola e claramente antipatiza com os dois encrenqueiros. Disposto a pegá-los de uma vez por todas, instala câmeras por toda a escola. Não demora muito e um vídeo é gravado mostrando todas as traquinagens que os meninos fizeram para interromper a partida.
O diretor confronta os meninos e passa a chantageá-los. Ele os faz lavar seu carro, ficarem comportados em sala de aula, cortar suas unhas... Enfim uma infinidade de tarefas. Inconformados Jorge e Haroldo compram um anel capaz de hipnotizar e o usam no Sr. Krupp e umas das ordens é que ele se transforme no Capitão Cueca. Prontamente o diretor arranca as roupas e fica só de cueca, arrancando a cortina e colocando em volta do pescoço numa capa improvisada. Rindo da peça pregada, os meninos não se dão conta que o intrépido diretor pulou a janela e foi impedir a bandidagem de se dar bem.
É aí que a aventura começa e o Sr. Krupp juntamente com Jorge e Haroldo passam por situações pra lá de inusitadas e engraçadas. Temerosos que algo mais grave aconteça eles tentam quebrar a hipnose. No entanto tinham perdido o manual de instruções do anel e não sabiam como agir. Desesperados acabam jogando um jarro de água na cabeça do diretor, sem saber eles, que a água tinha o poder de tirar o efeito da hipnose até que alguém estalasse novamente os dedos e o Sr. Krupp voltasse a se transformar no Capitão Cueca.
Eu gostei do livro que se mostrou engraçado e fácil de ler. No entanto não existe nenhuma mensagem importante e as peripécias dos meninos são minimizadas em prol de um super-herói. Nenhum movimento é realmente realizado para que Jorge e Haroldo repensem suas atitudes repreensíveis e a total falta de empatia que eles demonstram com os demais. Não aconselho a leitura para crianças, que podem achar normal comportamento de bullying entre os colegas. Acredito que seja uma leitura para maiores de 18 anos.
No mais a capa é fofa e Pilkey fez um excelente trabalho em relação à parte gráfica que é incrível.
Nenhum comentário
Postar um comentário