13.1.18

[Resenha #1495] O menino do pijama listrado - John Boyne @cialetras


O Menino do Pijama Listrado (Capa Dura)
Edição Comemorativa com ilustrações de Oliver Jeffers
John Boyne
Oliver Jeffers
ISBN-13: 9788555340482
ISBN-10: 8555340489
Ano: 2017
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Esta edição de luxo, que comemora os dez anos de lançamento da obra, traz uma introdução inédita do autor e ilustrações do premiado artista Oliver Jeffers.



Resenha:

Boyne conta a história de Bruno, um garoto de nove anos, alemão que vive em Berlim no período da II Guerra Mundial. Alheio a tudo o que vem acontecendo e a importante posição que o seu pai exerce dentro do governo de Hitler, o garoto se vê obrigado a se mudar de Berlim, onde tem uma vida agradável e feliz, amigos, uma casa enorme de cinco andares para ir viver com a família em um outro país, frio, distante, onde ele não conhece ninguém e seus vizinhos são todos estranhos que vivem sob cercas e usam pijamas listrados.




Ou seja, Bruno e sua família precisam se mudar para a Polônia e têm como vizinhos o campo de concentração de Auschwitz. Bruno se sente sozinho nesta nova vida e com a ociosidade ele passa a observar  da janela do seu quarto os seus vizinhos. Bruno nota em especial um garoto do outro lado da cerca e começa a fazer amizade com ele. A partir desta relação ele começa a descobrir mais sobre a sua própria família, sobre o seu país, sobre os seus vizinhos que moram do outro lado da cerca e sobre tudo o que ele sempre fora alheio.

No entanto, essa amizade pura e singela selará para sempre o destino não apenas de ambos, mas também de toda a família de Bruno. O holocausto em si é terrível de se imaginar, mas é ainda muito pior, muito mais triste e comovente perceber e tentar sentir a dor através dos olhos infantis.

Para os leitores que tem um certo conhecimento, mesmo que superficial, sobre o que foi o holocausto, Boyne, não descreve nem por cima de fato o que aconteceu, acho que para preservar os leitores mais jovens, mas não dá para fingir que não aconteceu. Esse é um tema delicado e a proposta idem.





O livro gira muito em torno de Bruno, algumas passagens são desnecessárias, mas as melhores partes são quando ele e Shmuel estão juntos. Essa amizade que eles constroem sim é o grande ponto alto do livro, o que faz com que valha a pena indicar o livro para outras pessoas lerem.

No geral é um ótimo livro, uma boa trama, a história é bem amarrada, o final é surpreendente, a história passa uma boa lição. Super Recomendo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS