23.2.16

[Resenha #814] Depois do que Aconteceu - Juliana Parrini @Suma_BR @JulianaParrini


Depois do que Aconteceu
Depois do que Aconteceu # 1
Juliana Parrini
ISBN-13: 9788581053004
ISBN-10: 8581053009
Ano: 2015
Páginas: 344
Editora: Suma de Letras
Classificação: 3 estrelas
Skoob
Compre: Saraiva

SINOPSE:
Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, a jovem não acredita que conseguirá ser feliz novamente. O que ela não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irreversível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista.
A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará a sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?



É fato que a cada dia mais escritores nacionais vão ganhando seu espaço na esfera literária e conquistando o coração dos leitores, principalmente aqueles que escrevem o gênero mais popular entre adolescentes e jovens: o Young-adult, ou YA. Com a Juliana Parrini não foi diferente. Eu estava bastante ansiosa para ler seu grande sucesso “Depois do que aconteceu”, no entanto, minhas expectativas não corresponderam com a realidade e eu vou explicar porquê.





Isabel é uma talentosa fotógrafa que vive um grande dilema existencial: enfrenta uma longa depressão depois da forma brusca com que o relacionamento de 13 anos com o grande amor da sua vida, Alex, acabou de forma drástica. Desde então, Isabel não sai, não se diverte, leva uma vida de inclusão...Até que suas amigas conseguem levantar um pouco seu astral e dar uma alavancada para o que será uma nova aventura em sua vida.


“O maior problema de um coração partido é que ele nos faz definhar aos poucos.”

Em uma curta viagem com seu pai, Isabel encontra um lindo, encantador, charmoso e misterioso homem na Av. Paulista – coisa que só em ficção a gente encontra hahaha – chamado Daniel Clark e eles logo sentem uma mútua atração pelo outro, porém, logo Isabel tem de estar de volta ao Rio de Janeiro. Inebriada pelo encanto do Sr. Clark, o que Isabel não esperava era a reviravolta que ele traria para sua vida... Começa, então, um amor “proibido” e avassalador entre os dois.




Depois de muito desentendimento, discussão e tapa na cara, Isabel revela para si mesma que é possível amar depois de Alex e segue com seu mantra de sempre andar para a frente, sem paços de caranguejo. Muitos foram os empecilhos e reviravoltas nesse relacionamento, que eu não vou comentar para não tirar o gostinho da curiosidade.


“A vida é assim, nada é perfeito. Uma montanha-russa sem fim. Uma hora estamos lá em cima e em outras caímos sem nos darmos conta, mas eu me sinto pronta para encarar tudo o que vier, não penso em desistir... Definitivamente, isso não está nos meus planos.”



Mas então, o que tanto me incomodou? Não foi nem aquele velho clichê de YA – que eu já estou acostumada, então não vem a ser de certo um problema – o que mais deixou-me desapontada foi a dependência que a Isabel encontra nas pessoas, principalmente nos homens da sua vida, e a forma como ela lida com isso. E ainda, a forma acelerada em que o seu relacionamento com o Daniel aconteceu. Além disso, ele é extremamente possessivo, controlador e ciumento, é como se ele quisesse ser o centro do universo dela – e para mim isso é o oposto de amor. O diálogo entre os dois também é bastante previsível e chegou um momento durante a leitura dessas juras de amor entre eles que ficou difícil desfrutar do romance. É, infelizmente não deu para engolir.





Então, essa foi a parte negativa, mas muitas coisas boas aconteceram também, como o relacionamento da Isabel com as suas amigas Lua e Luci – principalmente a Lua, que roubava a cena sempre que aparecia – e seu pai, que são os alicerces da Bel. Mas, principalmente, a melhor lição que a Bel, eu e você podemos tirar dessa história é que é possível sim ser feliz sozinha e eu fiquei dando pulinhos de alegria quando a Isabel finalmente descobre isso. Ela é decidida e aprende que não vale a pena abalar-se tão facilmente por algo que vai além do seu controle... resumindo, ela aprendeu a ser mais forte.


“Pois é, nunca imaginei que meu amor, que pensei que fosse eterno, fosse embora. E menos ainda que acharia que, sim, posso ser feliz sozinha. Aliás, é a isso que vou me apegar de agora em diante.”



O livro, apesar das partes negativas, é ótimo, e para quem curte o estilo acredito que vai gostar. Talvez esse não tenha sido o momento certo para eu lê-lo, portanto espero que não tenha passado uma impressão negativa. A narrativa flui constante e a autora tem uma escrita bem envolvente. Os flashbacks do relacionamento da Isabel com o Alex que apareciam ao longo da história enriqueceram bastante a narrativa, nos dando um gostinho de “quero mais”. Além disso, o final foi bem empregado e deixou um gancho que instiga a curiosidade do leitor para ler o próximo livro, então espero que aproveitem e me digam o que acharam!

A editora fez um ótimo trabalho com a edição, que está impecável. Além disso, a capa está maravilhosa, fiquei com uma vontade ainda maior de conhecer o Rio!

6 comentários

  1. Eu quero muuuuuuuuuuito ler esse livro! É uma pena que você não gostado tanto. Eu sou como a Isabel, sou muito dependente das pessoas que me cercam rs E acho que um dos problemas de YA ou NA é a forma que alguns autores (graças a Deus são poucos) querem vender um relacionamento tão rápido rs
    Adorei a resenha e espero conseguir ler o mais rápido possível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! É, acho que o pior erro é avançar rápido demais na relação dos protagonistas... acaba que fica algo sem química, forçado.

      Excluir
  2. Oi, Marília!
    Essa capa é belíssima!!!
    Li uma resenha que falava que tinha um segredo envolvido na história, fiquei bem curiosa, mas não é um livro que eu queira ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem um segredo, mas é algo bem previsível... Ainda assim, foi uma leitura agradável.

      Excluir
  3. Olá! Quando comecei a ler esse livro achei muito chato, mas comecei a gostar mais para o final e quando li o segundo acabei gostando da história como um todo. Adorei sua resenha sincera e bem fundamentada. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou dar uma chance ao segundo livro mais pelo suspense que tudo, aquela carta me deixou beem curiosa pra saber o que vai acontecer hahaha Beijos!

      Excluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS