13.1.18

[Resenha #1504] 50 Contos de Machado de Assis @cialetras


50 Contos de Machado de Assis
Coleção Listrada
Machado de Assis
ISBN-13: 9788535910391
ISBN-10: 8535910395
Ano: 2007
Páginas: 487
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Seleção de contos consagrados de Machado de Assis, feita pelo professor da Universidade de Liverpool, John Gledson. Entre os 50 contos, encontram-se clássicos como: "O alienista", "A cartomante", "Teoria do medalhão", "O empréstimo" e "Singular ocorrência".



Resenha:

Machado de Assis escreveu mais de 200 contos, e o inglês John Gledson (que ensina estudos brasileiros na Universidade de Liverpool) selecionou para este livro 50 contos, e estão apresentados no livro na ordem que foram publicados, abragendo assim um período de cerca de trinta anos. 

Machado de Assis foi o principal nome do Realismo no Brasil, e sem dúvida é um dos maiores autores de nossa literatura. As narrativas de Machado giram em torno do cotidiano e das pequenas coisas. Sempre de forma irônica faz uma análise do homem e da sociedade. Além disso, ele 
consegue revelar a psique humana. Consegue caracterizar tão profundamente as fraquezas do ser humano, que seus contos passam a ser universais, fazendo com que qualquer pessoa possa se identificar. 

Destaco agora alguns dos contos mais importantes:

O Alienista: Este é um médico que resolve se dedicar à neurologia; começa a investigar a sanidade humana. Ele cria a Casa Verde, no intuito de abrigar os loucos da região e de aprofundar seus estudos. No início o que ele fez foi bem visto pelas pessoas, porém, com o tempo, ele passou a internar pessoas sem motivos, o que gerou uma rebelião. Porfírio, líder da rebelião, consegue tomar o poder, mas resolve manter a Casa Verde. Ao perceber que a maior parte da cidade estava internada, o alienista resolve soltar os internos e rever sua teoria: se a maioria apresentava características de insanidade, então os “normais” é que estavam fora do padrão e deviam ser internados. Após algum tempo, conclui que ninguém tinha personalidade perfeita, somente ele mesmo., decide então se internar Casa Verde para sempre.

O Enfermeiro: Procópio é um enfermeiro que vai para uma cidade do interior cuidar de um velho rico e rabugento. Mas, não é nada fácil ter que aturar as ofensas verbais e físicas do velho. Ele pede demissão, mas o velho pede desculpas e o enfermeiro decide ficar. As ofensas continuam e, certa noite, o velho joga uma vasilha na cabeça de Procópio, e este perde a paciência e acaba matando o velho. O enfermeiro tinha fama de paciente e acaba ficando com a herança do velho. Diante da boa imagem que tinha na cidade, Procópio acaba esquecendo a sua culpa. A história é narrada pelo enfermeiro, já bem velho e a beira da morte. 

A Cartomante: Rita é amante de Camilo, amigo de infância de seu marido Vilela, e com medo de perder o amante, Rita resolve procurar uma cartomante. Certo dia, Camilo recebe uma carta anônima dizendo que sabiam de seu romance secreto. Depois de um tempo afastado, Camilo recebe uma carta de Vilela pedindo para ir a sua casa, mas antes Camilo vai na cartomante e esta diz que não há nada a temer. Chegando lá, vê Rita morta e Vilela o mata com dois tiros. 


Um Apólogo: nesse vemos um diálogo entre uma agulha e um novelo de linha sobre quem dos dois é mais importante para o mundo.

Após ler os 50 Contos de Machado de Assis, podemos perceber muitas características de Machado como seu humor, sarcasmo, muitas críticas e não tem como não se identificar com seus personagens. Recomendo este livro para todos!


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS