13.1.18

[Resenha #1508] A Vida dos Elfos - Muriel Barbery @cialetras



A Vida dos Elfos
Muriel Barbery
ISBN-13: 9788535926477
ISBN-10: 853592647X
Ano: 2015
Páginas: 270
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Maria e Clara são jovens órfãs ligadas por dons secretos. A chegada de Maria traz prosperidade à granja francesa onde é criada, enquanto Clara, crescida em uma aldeia do sul da Itália, é enviada a Roma para desenvolver sua veia musical prodigiosa. Cada uma à sua maneira, as duas garotas se comunicam com um mundo misterioso, que garante profundidade e beleza à vida humana, mas, ao mesmo tempo, oferece uma ameaça grave contra a nossa espécie. Só Maria e Clara poderão combatê-la. Neste romance de atmosfera inesquecível, primeiro de dois volumes, a autora do best-seller internacional A elegância de ouriço se aventura pela fantasia para fazer um elogio do encantamento, da poesia e da natureza.



Resenha:

O que a pequena órfã Maria, que vive em uma aldeia remota da Borgonha, e Clara, outra garota órfã que, cresceu em uma aldeia do sul da Itálias, é enviada a Roma para desenvolver seu prodigioso dom para música? Muito pouco, aparentemente. No entanto, entre elas, há uma ligação secreta: cada uma, por meios muito diferentes, está em contato com o mundo dos elfos, um mundo de arte, invenção e mistério, e também de fusão com a natureza. 

Temos uma grande ameaça, proveniente de um elfo perdido, o que pesa sobre a espécie humana, e somente Maria e Clara podem, através de seus dons, salvar a todos. 

Cheio de lirismo e simbolismo, com esse livro a autora tem o objetivo de nos fazer refletir sobre como podemos alcançar um mundo melhor. A vida dos elfos é um trabalho original e emocional, que assume a forma de um conto clássico para representar um mundo onírico que combina magicamente o fantástico e o real. 


É verdade que a autora não nos diz nada que não tenha sido dito antes em outros livros. E não por isso, este livro deixa de ser muito original, porque não só importa o que é contado, mas também como a história é contada. A autora nos apresenta duas garotas talentosas e misteriosas, que não se conhecem e que, no entanto, têm muitas coisas em comum, como salvadoras de um mundo que se prepara para ser o cenário de uma terrível batalha entre o bem e o mal. Através do personagem de Clara, uma menina com um dom extraordinário para a música, e Maria, uma menina com uma sensibilidade exagerada para se conectar com tudo o que a rodeia, Muriel Barbery nos faz refletir sobre o que a vida é em si e o que é o que realmente importa. 

Este livro oferece ao leitor uma jornada intensa através de um mundo mágico, onde tudo é possível, e onde os seres humanos compartilham protagonismo com seres fantásticos e com as forças da natureza. Muriel Barbery não toma nada por certo e coloca o leitor na mesma situação que as duas protagonistas. É precisamente através dos olhos das duas meninas que somos apresentados a uma alternativa interessante ao que consideramos nosso mundo real.

A escrita da autora é um grande destaque desse livro, não é exatamente simples, pois é lírico e poético. O livro está cheio de metáforas e simbolismos. O gosto exagerado pelo lirismo apenas destaca os "benefícios" do mundo dos sonhos criado pela autora. No entanto, embora a elegância da escrita seja inegável, essa escrita ornamentada e barroca às vezes dificulta a leitura, forçando o leitor a reler certos parágrafos ou capítulos para não perder o fio da trama.

Em A Vida dos Elfos, Muriel Barbery cria um universo poético e perturbador, de um charme profundo e maravilhoso para nos oferecer uma história extremamente original, mas a leitura é bastante difícil com um alto conteúdo poético que dificulta sua agilidade, assim não recomendo a todos, mas aqueles que gostam desse tipo de escrita e da autora. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS